Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o fariseu

Calças pretas camisa branca

28.11.15

rumino não tanto sobre as pastelarias, no espaço fisico em si digo, mas nas pessoas, os seres que equipam e operam invariavelmente esses espaços, falo claro dos calças-pretas-camisa-branca. seres cinzentos, manuel ou idalina, cristina ou paulo jorge.
de sorriso radioso ou cara de empate ao minuto 90.

para onde vão todos esses seres durante a noite? de onde aparecem todas as madrugadas? e como vêm? qual a sua composiçao?

imagino que sejam filhos de alguém , pais de outros tantos, entidades fisicas, pessoas juridicas. com os mesmos desgostos e alegrias, dores e preconceitos, e no entanto tao necessáriamente neutros.

não sei se são conscientes do serviço de inestimável valor que prestam ao povo desta nação, pela sua simples existência. parem os camiões, as pontes, os barcos e o povo aguenta, agora experimentem deixar entrar em greve os calças-pretas-e-camisas-brancas.

experimentem privar esta tribo do cafézinho e do pastel de nata, da conversa sobre a bola com o sr moreira, do galão de máquina aquecido, do barulho das colheres a bater no copo, do manipulo do café a bater as borras,…

calculem os danos ao turismo, a falta que faz um paulo jorge da vida a encetar conversaciones com camones, i explain you where the hotel is, we have very nice fish you know? calculem… e depois quem é que os atura?

imaginem camionetes de espanhois aos gritos convosco, a perguntar o caminho mais proximo para o martim moniz, pendurados nas janelas de mapas na mão a escorrer rimel.
oyé coño, joder! me dices el puto sitio o quê? me cago en las putas ventanas!

experimentem passar um dia inteiro a servir travessas de entrecosto, rissois, galoes e minis, e botar aquela cara a pedir tema de conversa. que o benfica vai lá este ano, que o socrates agora é que manda isto tudo á viola, sai mais duas doses de arroz e uma de ameijoa.

a opinião sobre todo e qualquer assunto brota naturalmente, diria mesmo condiçao da profissão. sabem de antemão que a conversa com o cliente deve ser regada, mantida, espicaçada. sao taxistas em terra, guinando entre mesas e copos.

é urgente reconhecer essa instituição. é urgente passar a património nacional o calças-pretas-camisa-branca.

Portugal depende deles.

 

tumblr_nx5329giCd1rwvr3ko1_540.jpg